Se você nunca ouviu falar sobre DataOps, nós vamos te contar um pouco sobre o que é e como funciona.
DataOps é derivado de DevOps, mas enquanto o DevOps é voltado para técnincas de criação de softwares, focados na implementação de produtos e serviços, o DataOps, como o próprio nome já diz, é voltado para processos de análise de dados.
Então o que é o DataOps de fato?
É um conjunto de processos, práticas e tecnologias que combina uma perspectiva integrada e orientada a processos sobre dados com automação. Tudo isso para melhorar a qualidade, velocidade e colaboração, e promover uma cultura de melhoria contínua na área de análise de dados.
Em outras palavras, ele depende diretamente da automação e tem como objetivo melhorar a velocidade e a precisão do processamento de dados.
Como ele funciona?
O profissional de DataOps trabalha com o foco em otimizar o tempo utilizado para realizar os projetos de análise de dados. Isso engloba desde a ideia inicial até construções de dashboards e relatórios, por exemplo.
Por ser flexível e não estar vinculado a nenhuma linguagem específica, ele conversa bastante com o conceito Big Data, que é muito utilizado em empresas que desejam obter vantagem competitiva no mercado.
Portanto, empresas que possuem setores de DataOps estão em vantagem, uma vez que conseguem extrair resultados de seus dados, sendo esses resultados grandes aliados às tomadas de decisões.
Dados são grandes influenciadores nas tomadas de decisões, porque podem entregar com precisão informações bastante importantes. Com elas em mãos, você consegue saber quando é preciso traçar novas estratégias ou fortalecer as já existentes.
Como implementar o DataOps na minha empresa?
A implementação é feita através de profissionais e especialistas em dados.
Após a implementação é preciso realizar alguns testes, simplificar os meios de armazenamento e obter um acompanhamento com um suporte especializado.
Se interessou? Fale com nossos especialistas em dados da IN10 e faça um diagnóstico gratuito.