Analisar dados em uma empresa também serve para a gestão de pessoas e, para fortalecer esse propósito, os dados e RH precisam trabalhar juntos.
Com toda a mudança que tivemos no cenário profissional durante a pandemia, gerenciar pessoas à distância se tornou uma realidade desafiadora, porém, necessária. Mas, não é porque é desafiador que precisa ser difícil.
Para muitas empresas, aderir ao modelo home office foi uma novidade. Muitas atividades precisaram ser adaptadas a esse novo formato de trabalho e, até mesmo, recriadas.
E, com a volta das atividades no presencial, muitas empresas entenderam que a qualidade de vida de seus colaboradores e o nível de produtividade aumentaram, uma vez que não há o estresse de enfrentar o trânsito ou ônibus lotados, além do conforto de estar em casa.
Mas mais do que isso, houveram também economias com aluguéis de salas, manutenções e etc, o que tem feito com que muitos negócios permaneçam no home office mesmo com a flexibilização.
Então, como funcionam Dados e RH?
Com todas as mudanças citadas anteriormente, a área de Recursos Humanos teve um papel fundamental para que empresas e colaboradores não saíssem tão prejudicados.
Sendo o RH responsável pela tomada de decisão na gestão de pessoas, foi necessário replanejar a rotina profissional, como horários, dias, férias. Também houve o mapeamento comportamental, feito através dos dados, que conseguiu auxiliar na reengenharia de cargos.
Com todas essas decisões sendo tomadas, os dados foram importantíssimos para levantar informações relevantes que ajudassem o RH a definir prioridades e entender como realizar a gestão sem que houvessem falhas.
Informações que os Dados entregaram ao RH:
Precisão: Com ferramentas de automação, como o I Know, foi possível entender com precisão as dificuldades sendo enfrentadas pelos colaboradores, além de acompanhar sua rotina, horários, tempo de execução de tarefas, e mais.
Segurança: Com a análise dos dados internos, o RH consegue identificar padrões, acompanhar desempenhos, entender o quão equilibrado ou desequilibrado está o quadro de funcionários e, dessa forma, realizar contratações e demissões eficientes.
Agilidade: Com uma ferramenta que consegue analisar os dados rapidamente, é possível coletar as informações necessárias em questão de minutos e, através de Dashboards simplificadas, interpretá-los corretamente. Dessa forma, as decisões e informações necessárias para o RH ficam acessíveis e disponíveis a qualquer momento.
Dados são ativos importantíssimos para todas as áreas de uma organização. Fale com nossos especialistas em dados e entenda como o I Know pode ajudar na gestão de pessoas da sua empresa.