Analisar dados é uma tarefa bastante minuciosa dentro de uma corporação, pois é por meio deles que encontramos respostas. Mas você sabia que existem 4 tipos de análise de dados?
Pois é. Mais do que analisar, precisamos saber como fazê-la, para que assim consigamos agir com estratégia e agilidade. E, aqui nesse texto, vamos te explicar quais são os 4 tipos de análise de dados e como funcionam.
1 – Análise Descritiva
Nessa análise procuramos analisar a situação atual das informações, com base em dados históricos. Por exemplo, o volume de vendas, volume por loja e etc.
2 – Análise Preditiva
Na análise preditiva é onde fazemos a previsão de cenários futuros, com base em modelos estatísticos, mineração de dados e aprendizado de máquina (Machine Learning). Prevendo comportamentos futuros, podemos trabalhar com estratégias diferentes ou até mesmo fortalecer as já existentes.
3 – Análise Diagnóstica
Focada na compreensão da causa, pois, para agir, precisamos entender o que está acontecendo, respondendo a perguntas como “quando?”, “quem?”, “onde?”.
4 – Análise Prescritiva
Nessa etapa da análise, observamos as consequências das ações tomadas. Dessa forma conseguimos prever quais serão as respostas de novas decisões. Essa análise possui alto valor agregado, pois precisa do elemento humano no processo.
Engana-se quem pensa que analisar dados é uma tarefa simples e prática, porque, sem as ferramentas certas, muita informação pode ser extraída de forma a ser mal interpretada. Uma boa análise é clara e legível, transformando a gestão de uma empresa, pois os dados devem ser aliados.
Aqui na IN10, nossos especialistas em dados desenvolveram uma plataforma inovadora no Brasil: I Know!
Através dela é possível analisar dados, ainda que em grande volume, de maneira ágil. Além de sua agilidade em analisar dados, o I Know também diminui os custos de uma plataforma convencional, pois não é preciso a contratação de especialistas, softwares ou treinamentos.